Menina encontrada morta após desaparecer em fazenda: polícia descarta envolvimento de terceiros

Menina encontrada morta após desaparecer em fazenda: polícia descarta envolvimento de terceiros
O delegado Ramon Queiroz disse que pegadas demonstraram que a menina estava sozinha enquanto caminhava pela propriedade. Maria Fernanda Cândido foi encontrada morta no dia de seu aniversário.
A Polícia Civil descartou o envolvimento de terceiros no caso damenina encontrada mortaem uma fazenda no dia do aniversário emDoverlândia, região oeste de Goiás(veja o vídeo acima). Segundo o delegado Ramon Queiroz, pegadas encontradas na propriedade demonstraram que a menina estava sozinha. O corpo de Maria Fernanda Cândido da Rocha foi encontrado após48 horas de buscas.

A menina completou 2 anos nesta quarta-feira (17), dia em que foi encontrada. Eladesapareceu na manhã de segunda-feira, na casa em que morava com a família em uma fazenda.

Segundo a polícia, desde o início da investigação a hipótese de que outra pessoa poderia estar envolvida no desaparecimento da criança foi verificada. Entretanto, as evidências comprovaram que a menina estava sozinha.

Durante as buscas, foram encontradas pegadas da menina. Segundo a polícia, as marcas não estavam acompanhadas de outras pegadas ou marcas que pudessem indicar a presença de outra pessoa.

“Eram pegadas e sinais que mostravam que ela estava sozinha, não estava com um adulto ou terceira pessoa acompanhando-a. Porque não havia nenhum outro sinal e rastro do lado do pé dela”, disse o delegado.

Maria Fernanda foi encontrada acerca de 2 km da casa da família. Segundo o delegado, o fato de uma criança caminhar essa distância pode causar estranheza, mas disse que a menina era muito ativa e tinha ocostume de andar pela fazendacom os pais(veja o vídeo abaixo).

"Os pais eram extremamente amorosos, de acordo com todos os relatos. Era uma criança extremamente cuidada, amada e zelada", disse o investigador emocionado.

Na investigação, a polícia entendeu que houve um abandono momentâneo dos pais, que devem ser indiciados por abandono momentâneo com resultado morte.

Desaparecimento e causa da morte

A polícia concluiu que a menina provavelmente conseguiu passar por um obstáculo de madeira que foi deixado na porta da casa pelos pais, para que ela não escapasse.

“A gente indagou a mãe, perguntando por onde ela poderia ter saído, quando foi confirmando que as pegadas eram dela. A mãe nos mostra exatamente o vão daquela porteira onde ela pulou”, explicou o delegado.

De acordo com a polícia científica, o corpo da menina não tinhanenhum tipo de lesão que pudesse levar ao óbitoou indícios de violência sexual. A médica legista Rafaella Marques disse que ainda não foi possível afirmar qual foi a causa da morte de Maria Fernanda, mas que exames demonstraram desidratação, o que leva a duas hipóteses.

“A primeira delas é que o exame demonstrou uma desidratação importante no corpinho dessa criança e isso associado ao fato de que fez muito frio na região à noite. Então, talvez esse óbito esteja relacionado com a desidratação, associada à hipotermia, mas nesse momento a gente ainda não consegue descartar a possibilidade de um afogamento atípico”, explicou a médica.

Apesar dessas hipóteses, a polícia não descarta a possibilidade de afogamento atípico, quando a morte ocorre sem a clássica presença de grandes quantidades de água nos pulmões, por imersão.

Nesse caso, apenas uma camada fina de água poderia obstruir a narina da menina se ela estivesse pouco responsiva, provocando o afogamento.

A criança desapareceu por volta das 9h30 da manhã, na segunda-feira (17). A Polícia Militar foi acionada pelo Conselho Tutelar, que relatou o caso às outras autoridades.

Cães farejadores, drones, helicóptero e até moradores da região ajudaram nas buscas pela menina, que duraram cerca de 48 horas. Afralda da menina foi encontradaprimeiro e, em seguida, o rastro foi seguido até as margens do rio, onde o corpo dela foi encontrado.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás