"Eu sou o chefe":foi assim, com essa declaração irônica, que o presidente dosEstados Unidos,Donald Trump, entrou na reunião entre os líderes presentes à cúpula doG7nesta quarta-feira (17).
Todos os chefes de Estado que estão participando da cúpula já estavam presentes na sala. Trump, então, chega e é direcionado para seu assento.No caminho para ele, porém, para no meio da mesa, em frente à imprensa e solta a fala em tom de brincadeira.
O momento arrancou risadas dos presentes, inclusive de alguns dos líderes, como o chanceler daAlemanha,Friedrich Merz.
O primeiro-ministro doReino Unido,Keir Starmer, no entanto, aparece com a fisionomia séria, até ser cumprimentado pelo presidente norte-americano, que iria sentar a seu lado.
Do outro lado de Trump estava o presidente daFrança,Emmanuel Macron. Anfitrião do evento, que ocorre em Évian, cidade do leste francês, ele acabou perdendo o protagonismo ao sinalizar para a saída da imprensa do recinto, mas ouvir o presidente dos EUA dizer: "Gostariam de ficar para a reunião? Por mim, tudo bem".
O presidente do Brasil,Luiz Inácio Lula da Silva, também estava presente. Nas imagens, ele aparece escrevendo algo no momento em que Trump entra na sala e não esboça nenhuma reação com a chegada.
Um dia antes, nesta terça-feira (16), a interação Lula e Trump já havia sido pequena.Os dois posaram juntos para fotos em grupo, mas não interagiram entre eles.
A situação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi um dos principais temas dos debates do G7. Após uma reunião com todos nesta terça, o presidente ucraniano,Volodymyr Zelensky, afirmou quenovas sanções contra Moscou foram discutidas e que os líderes demonstraram apoio à adesão da Ucrânia à União Europeia.
'Eu sou o chefe', diz Trump a outros líderes na cúpula do G7
Declaração em tom de brincadeira foi feita pelo presidente dos EUA no momento em que ele entrava para reunião e arrancou risadas.