Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que a aplicação da vacina da dengue doInstituto Butantanfoi um "experimento" do governo e usou a população brasileira como "cobaia".É#FAKE.
🔴 Como é a publicação?
Procurada peloFato ou Fake, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde enviou a seguinte nota: "É absolutamente falso que a vacina era um experimento e usou a população de cobaia. Antes de ser incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde], a vacina Butantan-DV passou por todas as etapas de avaliação exigidas pelos órgãos reguladores, com resultados que demonstraram sua segurança e eficácia. A medida [suspensão], adotada por precaução e a partir de consenso entre o Ministério da Saúde e aAnvisa[Agência Nacional de Vigilância Sanitária], ocorre após o registro de 42 casos com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. Dentre eles, três foram classificados como graves, incluindo dois óbitos".
O texto prossegue: "A identificação desses episódios foi feita pela farmacovigilância — procedimento padrão de monitoramento adotado sempre que um novo insumo desse topo passa a ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS). São eventos raros que correspondem a 0,008% de um total de 500 mil doses aplicadas até 30 de maio -- e ainda não há resultado conclusivo sobre a correlação deles com a vacina".
OFato ou Faketambém entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anvisa e perguntou sobre a alegação contida no vídeo. Veja a resposta: "Isso é falso. A vacina cumpriu todos os requisitos exigidos para o registro de medicamentos e vacinas e, portanto, não foi aprovada de forma experimental, mas, sim, dentro do ciclo completo de avaliação. A vacina Butantan-DV foi aprovada no Brasil em dezembro de 2025 com base em 16 estudos clínicos de fase 1, além de estudos de fases 2 e 3, que, juntos, avaliaram mais de 11 mil indivíduos, dentro das práticas regulatórias internacionais e seguindo os guias da Organização Mundial da Saúde (OMS). O registro dela ainda permanece ativo".
Os resultados da fase 3 do imunizante — etapa que envolveu maior contingente de testes antes de sua liberação comercial — foram publicados na revista "Nature Medicine". Entre 2016 e 2024, os cientistas acompanharam 16.235 voluntários na faixa etária de 2 a 59 anos.
O ensaio seguiu o modelo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo — uma metodologia considerada o padrão-ouro na ciência para testar a eficácia de novas vacinas. Segundo a revista, não houve registros, àquela altura etapa, de casos graves durante as fases que avaliam a segurança do imunizante.
"O ensaio clínico atingiu seus objetivos primários e secundários. Durante os 5 anos de acompanhamento, entre 2016 e 2024, a eficácia geral da vacina foi de 65,0%. A eficácia contra a dengue com sinais de alarme ou dengue grave foi de 80,5%. O evento adverso sistêmico solicitado mais comum foi a cefaleia (dor de cabeça). Não foi relatada reação grave entre os observados", diz o estudo.
Por fim, oFato ou Fakeconsultou Maurício Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), que participou dos estudos clínicos da vacina do Instituto Butantan. O especialista negou que o imunizante estivesse em fase experimental: "A vacina passou pelos estudos de fase 1, 2 e 3 e com isso ela foi licenciada pela Anvisa.No momento que ela passa a ser licenciada para vacina, pela Anvisa, ela não é mais uma vacina experimental. Ela é um produto licenciado com bula e com autorização de uso".
E prossegue: "A população não foi usada como cobaia. Na verdade, para qualquer vacina ou medicamento, o monitoramento continua mesmo após a liberação comercial. Essa etapa é chamada de estudos de fase 4 e faz parte da farmacovigilância em larga escala. Com o maior universo de aplicações, os efeitos colaterais mais raros podem ser detectados. Isso não é experimental, isso é a rotina correta. Vale ressaltar uma coisa importantíssima: a vacina continua autorizada para uso, a Anvisa não retirou essa autorização, essa vacina continua licenciada para uso. A não utilização é uma decisão do Ministério da Saúde".
VÍDEOS: Os mais vistos agora nog1
VÍDEOS:Fato ou Fakeexplica
É #FAKE que vacina da dengue foi aplicada como 'experimento' e usou população como 'cobaia'
Posts fazem alegação falsa sobre imunizante registrado pela Anvisa em 2025. Ao Fato ou Fake, Ministério da Saúde diz: 'A vacina passou por todas as etapas de avaliação exigidas pelos órgãos reguladores, com resultados que demonstraram sua segurança e eficácia'.